Alta nos materiais escolares pesa no bolso das famílias euclidenses

Em 2025, o aumento dos preços dos materiais escolares vem impactando no bolso das famílias brasileiras, alterando os hábitos de consumo. Em Euclides da Cunha, os pais afirmam sentir na renda familiar o acréscimo significativo dos itens essenciais para a volta às aulas.

Segundo economistas, esse aumento é resultado da inflação anual no Brasil que fechou 2024 em 4,83%, ultrapassando o limite superior da meta estabelecida pelo Banco Central. Além disso, o aumento dos custos de produção de materiais-primas como papel e tinta, somado à valorização do dólar, impactou diretamente os preços.

Entre os itens mais afetados pelo reajuste estão os cadernos, que tiveram um aumento de 6,31%, e os livros didáticos, cujo valor subiu 9,65%. Além disso, produtos importados, como mochilas e estojos, também ficaram mais caros.

Diante do cenário dos valores elevados, muitos consumidores passaram a buscar outras alternativas, como por exemplo a compra online, como é o caso da comerciante Joana Santos, que decidiu testar essa opção e aprovou a experiência. “Sempre comprava materiais escolares em papelarias da região, mas este ano resolvi fazer uma comparação na internet. Encontrei preços bem mais baixos e ainda aproveitei algumas promoções de frete grátis”, explica ela.

Por: euclidesdacunha.com.br / Cláudia Xavier