No coração da família Macedo Lima, uma mulher extraordinária e atemporal, atravessa gerações com sua força, sabedoria e amor. Maria Conceição Macedo Lima, ou simplesmente como é conhecida: “Dona Mariazinha”, é mais que uma matriarca, é o exemplo de vida repleto de coragem, fé e dedicação.
Segunda filha mais velha das 5 filhas do casal Benjamim Batista de Macedo e Maria Brazilia Ferreira Macedo (ou carinhosamente chamada de “Dona Minininha”), Dona Mariazinha sempre foi referência para seus irmãos. Ao perder sua mãe prematuramente aos 55 anos, Dona Mariazinha já era casada com seu companheiro de vida, José Dantas Lima, o inesquecível “Zezé Lima”, com quem viveu uma história de amor marcada por respeito e cumplicidade. Tratavam-se carinhosamente como “Filhinho e Filhinha”, e essa ternura perdurou até o último momento da vida de Zezé.
Juntos, formaram uma família repleta de amor. Mãe de sete filhos, avó de 13 netos, além de bisavó, um genro e seis noras, Dona Mariazinha equilibrou os papéis de esposa, mãe e uma mulher empreendedora e motivadora.
Nos anos em que o casal administrava o Posto Esso, ela conquistou a admiração de todos através dos seus bolos e doces. Além disso, vendia produtos da Avon, revelando seu talento nato para criar laços e amizades.
Fiel à sua fé católica, Dona Mariazinha é um exemplo de devoção e comunidade, frequentadora assídua das missas e atividades da igreja, como o Apostolado da Oração e a Mãe Rainha. Sua religiosidade é um reflexo de sua conexão com a padroeira Nossa Senhora da Conceição, cujo dia de celebração coincide com seu próprio aniversário.
Este ano, mesmo com a saúde exigindo cuidados necessários, Dona Mariazinha se fez presente na missa das 10 horas do domingo (08), cercada por sua família. O Casarão Azul, transformou-se novamente no cenário de um dia especial, começando com o café da manhã, passando pelo almoço e culminando no tradicional parabéns após a procissão.
por: euclidesdacunha.com.br / Cláudia Xavier