Morre, aos 60 anos, na cidade de Teixeira de Freitas (BA), o professor Edward Cabral Costa, idealizador e o primeiro diretor do Educandário Oliveira Brito, fundado em 1964, que transformou o cenário educacional local.
Filho de dona Eurides e do comerciante João Costa, Edward iniciou a sua trajetória ao estudar e trabalhar como educador em Salvador, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. De volta à Euclides da Cunha, apresentou ao então prefeito Antônio Batista de Carvalho, o projeto de criação do Educandário Oliveira Brito, recebendo apoio absoluto para concretizar o sonho de construir na cidade, uma instituição de ensino pioneira.
Pela sua contribuição inestimável, Dr. Edward recebeu o título de Cidadão Euclidense Emérito, por iniciativa de seu ex-aluno Benjamin Batista Filho, hoje presidente da Academia de Cultura da Bahia. O projeto de resolução foi assinado pelo vereador Tita da Água e aprovado pela Câmara de Vereadores.
Após uma vida dedicada à educação e ao Ministério Público Estadual, onde se aposentou, Dr. Edward deixou um exemplo de dignidade, idealismo e profissionalismo. Seu último desejo era ser sepultado em Euclides da Cunha, cidade que tanto amava e onde sempre foi admirado.
Seu corpo está sendo transportado de Itamaraju e chegará em Euclides da Cunha amanhã, sexta-feira (05), no fim da tarde ou início da noite, onde será velado no Memorial da Pax Federal. Familiares, amigos e admiradores estão convidados a prestar suas últimas homenagens e orações.
Por: euclidesdacunha.com.br / Cláudia Xavier