Documentário produzido em Euclides da Cunha mostra a paixão dos moradores por cavalgadas

Foi lançado neste domingo (28/julho) em Euclides da Cunha o curta-metragem “Cavalgada – Uma paixão euclidense”, documentário que mostra por que a atividade de entretenimento movimenta tanta gente no município.

Além de tratar sobre a realização das cavalgadas em Euclides da Cunha e os principais personagens envolvidos, a produção revela como essa paixão surgiu pelo país e traz grandes revelações sobre essa forma tão popular de entretenimento. “Estou encantada com esse documentário. Emocionante e riquíssimo. Um material que merece ser aplaudido e divulgado, afinal, retrata aspectos da cultura do nosso povo. Ideia brilhante e registros lindos”, afirmou a professora Raíla Catrine ao compartilhar o vídeo.

Outros dois aspectos abordados no curta são a movimentação na economia que as cavalgadas proporcionam e a preocupação dos realizadores tradicionais com o surgimento desenfreado de eventos da modalidade. “Estou extremamente grato por ter a oportunidade de contribuir para a valorização da cultura local e por poder dar visibilidade a essa tradição tão importante em nosso município. Ver nossa história ser registrada e compartilhada com o mundo através deste documentário é algo que me enche de alegria e orgulho. Mal posso esperar para ver o impacto positivo que essa produção terá em nossa comunidade e na preservação de nossas raízes culturais”, revelou Tiago Vila Nova, idealizador de uma das cavalgadas mais badaladas da cidade.

À frente da produção do curta-metragem está a empreendedora Jaciane Correia, o jornalista Josevaldo Campos e o fotógrafo e filmmaker Ivan Carlos SC. O documentário foi produzido por meio do edital de audiovisual da Lei Paulo Gustavo e patrocinado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com apoio da prefeitura de Euclides da Cunha. “O resultado, a aceitação do público foi melhor do que prevíamos, o que só nos mostra como, de fato, a cavalgada é uma paixão do euclidense”, destaca Jaciane.

Lançado inicialmente em perfis no Instagram, o doc, que possui 15 minutos de duração, já tem mais de 22 mil visualizações e foi disponibilizado nesta segunda-feira (29/julho) também no YouTube. Links abaixo:

LINK 01 – www.youtube.com/watch?v=CMmQd9hfQjA&t=23s

LINK 02 – https://www.youtube.com/watch?v=zIRme6pxCDA&t=1s

Crédito das fotos: Divulgação do Projeto