Em comemoração a Independência da Bahia, o Projeto “A Bandeira é do Povo – Resgatando nossos Símbolos”, realizou a gravação e a distribuição de uma performance do Coletivo de Mulheres Multiartistas “Semi-Áridas” com uma releitura do “Hino ao Dois de julho”, disponibilizada em formato Audiovisual nas plataformas Youtube, Instagram, entre outros. Além disso, o projeto torna disponível, em formato de áudio, releituras do “Hino ao Dois de julho” e do “Hino da Bandeira” nas plataformas de Streaming, no Spotify, Soundcloud, Deezer e outros.
[
As gravações do videoperformance foram realizadas na sede do Coletivo Cultural CUMBE ARTE e na terra-mãe do município de Euclides da Cunha – BA, a aldeia Massacará, trazendo como narrativa a importância da participação dos povos originários e dos povos dos sertões no contexto histórico da Independência da Bahia. Com arranjos de Bel da Bonita e produção musical de Lerry, as releituras propõem uma revisita a estes importantes símbolos da Independência do Brasil e da Bahia, ligando-os a influências musicais regionalistas como o “Samba-Rural”, a “Toada” e o “Batuque” e às novas tecnologias de produção musical.
“Semi-Áridas” é um coletivo de mulheres sertanejas, cantadoras, tocadoras, poetas, artesãs, atrizes e arte-educadoras do território semi-árido brasileiro. O grupo, idealizado pela euclidense Melissa Bonfim, mais conhecida como Mel do Cumbe, une participantes de diferentes territórios baianos. Mulheres multiartistas de várias regiões que se conectam através da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), das movimentações entre os territórios de identidade do Estado e da arte com cunho político, regional e feminino.
O projeto representa o território baiano de identidade Semiárido Nordeste II e foi aprovado na “Categoria IV – Bandeira Independente” do EDITAL Nº 003/2023, Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULTBA, através da sua Diretoria das Artes – DIRART.
FICHA TÉCNICA
REALIZAÇÃO: SEMI-ÁRIDAS
CO-REALIZAÇÃO: Coletivo Cultural CUMBE ARTE
APOIO FINANCEIRO: Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
APOIO CULTURAL: Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha – BA
DIREÇÃO GERAL: Melissa Martins Bonfim (Mel do Cumbe)
DIREÇÃO ARTÍSTICA: André Marcelo (Pateta)
DESIGNER GRÁFICO: André Marcelo (Pateta)
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Dalila Santos
COMUNICAÇÃO: Lorena Porto
ARTISTAS: Abigail Ferreira, Maria Struduth, Mel do Cumbe e Victória Duarte
ANIMAÇÃO: André Marcelo (Pateta)
CAPTAÇÃO DE VÍDEO: Daniel Marques e Tide Fotoarte
PRODUÇÃO MUSICAL: Lerry
ARRANJOS E DIREÇÃO MUSICAL: Bel da Bonita
EDIÇÃO DE VÍDEO: Tide Fotoarte
FINALIZAÇÃO: André Marcelo (Pateta)
FIGURINO: Mel do Cumbe e Magna Kaimbé
AGRADECIMENTOS:
Ao curumim Raonni Kaimbé e às indígenas Magna Kaimbé, Cirila Kaimbé e Agata Kaimbé, à Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha – BA, em nome da vereadora Simone Mattos, do prefeito Luciano Pinheiro e do Secretário Julles Breno, à COMAC, em nome da proprietária Telma, ao presidente da Associação Comunitária do povoado Lagoa Fechada Dermival Bonfim, ao motorista Ricardo, ao capoeirista Henry Bonfim, a professora Emily Almeida, ao psicológo Breno Fagundes, a multiartista Amanda Rocha, aos arte-educadores Jackeline Rebelo e João Herbert e as Semi-áridas Le, Vone Ferreira e Carina Oliveira.
Inscreva-se no nosso canal e assista o videoperformance:
www.youtube.com/channel/UCEmiV6HDG6Ilj8UgioOAvrQ
Siga nosso perfil no instagram: www.instagram.com/semi.aridas/?img_index=1
Por: Projeto A Bandeira é do Povo