Um estudo feito por Antônio Cruz do portal de notícias Agência Brasil, próximo do Dia Nacional da Adoção (25 de maio), aponta que das mais de 220 crianças que estão na fila de espera para serem adotadas na Bahia, aproximadamente 190, que equivalem a 86%, têm idade de seis anos ou mais e fazem parte do grupo chamado de “Adoção Tardia”.
O estudo em questão ainda aponta que do total de 1.333 pessoas que estão aptas à adoção na Bahia, apenas 18,45% indicam que adotariam uma criança acima dos 6 anos de idade. Boa parte dos habilitados para adoção estão em busca de crianças na 1ª infância, evidenciando que crianças maiores tem menos chances de serem adotadas, antes mesmo que alcancem a maioridade.
Buscando mudar essa realidade, o Ministério Pùblico da Bahia (MP-BA), realiza a campanha “O amor não tem tamanho”. Lançada no ano de 2022, a campanha pode ser acessada através do site oficial, que é o oamornaotemtamanho.mpba.mp.br para você que deseja proporcionar um lar para essas crianças.
Para poder se inscrever na campanha, é necessário se atentar aos seguintes detalhes: Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que tenha todo o preparo e capacidade de exercer a paternidade ou maternidade, independente do seu estado civil, pode se candidatar como pretendente, mas o adotante precisa ser 16 anos mais velho do que a criança que será adotada, além de não poder ser seu ascendente, nem irmão.
Por euclidesdacunha.com | João Pedro
Fonte: Agencia Brasil, Ministério Público da Bahia, Bahia Notícias